Visita ao Bispo do Porto – Senhor D. Manuel Linda

258

Como proposta do responsável espiritual do primeiro Grupo Cristo na Empresa (CnE) do Porto, Padre Jardim Moreira, realizou-se a 05 de Março uma visita ao Bispo do Porto, Senhor D. Manuel Linda, com o objectivo de partilhar a vivência deste grupo, heterogéneo em termos profissionais, muito unido, participativo, humano, alegre e fazendo abordagens nas reuniões mensais de enorme acuidade e relevo, num mundo a precisar de se reencontrar!

Para além do Padre Jardim Moreira, orientador espiritual deste Grupo Cristo na Empresa, estiveram presentes David Zamith, António Sarsfield, José Armando Ferrinha, Paulo Ramalho,  José Maria Pinheiro Torres, João Pinheiro Torres e Nuno Miguel Prata.

Foi dada nota das actividades da ACEGE no ano de 2021, num crescendo de acções, transmitindo números crescentes, como comprovado pelo número de associados, Grupos CnE e ACEGE Next, das Conferências realizadas online a nível nacional, como a de 09 Março sobre o “Semáforo” e a metodologia aplicada ao mundo empresarial na ajuda à avaliação do nível de pobreza. Aliás, o tema da pobreza foi levado à ACEGE como proposta deste mesmo Grupo CnE, dando realce ao facto da ACEGE estar a comemorar os 72 anos, iniciada em 1952 como UCIDT.

Foi, igualmente, salientado que o tema da pobreza tem sido objecto de reflexão em inúmeras reuniões deste Grupo, em especial pelo facto de a pandemia ter atirado para a pobreza inúmeras pessoas e famílias. Outro tema abordado pelo Grupo foi o da Igreja Doméstica, cuja importância veio ao de cima neste período de pandemia. Na expressão de um dos presentes, a Igreja Doméstica “é como regressar às origens do cristianismo”.

Reconhecimento da importância de todos os membros deste Grupo à importância da presença do Padre Jardim, inspiradora, sabendo ouvir e intervindo, com a competência do saber de experiência vivida, no apontar dos caminhos e sempre numa lógica evangelizadora!

Tema importante foi o de transmitir ao Senhor D. Manuel Linda o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Grupo em relação à Sinodalidade na Igreja. A este respeito, foi dada nota ao Senhor D. Manuel Linda que o Grupo decidiu dar um especial enfoque a dois temas, a saber:

  1. OUVIR – com quem está a Igreja em dívida de escuta? A questão das minorias, dos descartados, dos excluídos, dos que não têm voz; como podemos levar os católicos não praticantes a serem católicos praticantes? Estamos a conseguir escutar e acompanhar os divorciados e os casados em segundas núpcias? O papel do perdão e da misericórdia, condenar o pecado e acompanhar o pecador; leigos, uma expressão quiçá infeliz e ênfase nos baptizados; e
  2. MISSÃO ORIGINAL – enfoque na mensagem de Cristo, na simplicidade das origens e o questionar da hierarquia, das regras e da burocracia administrativa que nos distraem da mensagem que Cristo nos deixou e que devemos assumir e transmitir.

No âmbito do caminho Sinodal que estamos a percorrer, o Grupo assumiu o compromisso de elaborar um documento de trabalho que será entregue à responsável/coordenadora no Núcleo do Porto da ACEGE, Sofia Salgado, bem como ao Senhor D. Manuel Linda.

O Bispo do Porto, Senhor D. Manuel Linda, reiterando as boas-vindas ao Grupo CnE fechou o encontro afirmando-se muito interessado pelo trabalho documental Sinodal do Grupo, abordou a ACEGE, que tão bem conhece por ter feito parte de um Grupo antes da sua nomeação a Bispo. Neste particular, manifestou o entendimento de que as empresas não têm que prosseguir unicamente fins caritativos, pelo que, numa lógica empresarial, é legítimo o lucro justo, mas não esquecendo o ambiente e o factor da dimensão social das empresas, da humanização empresarial, recomendando que a par da gestão económica e financeira possamos espalhar a mensagem, tão bem inscrita no Compêndio da DSI.

Finalmente e em nome da ACEGE – Núcleo do Porto foi comunicado ao Senhor D. Manuel Linda o desejo de podermos realizar a adiada (e tão aguardada!) Peregrinação à Terra Santa em Setembro de 2023.

Bem-Haja Senhor D. Manuel Linda.