Partilha de Salvador Mathias, Grupo Next 107 – Lisboa

Estes 5 anos de caminho só foram possíveis com o contributo de muitos: aqueles que foram saindo; os novos membros que trouxeram “sangue novo”; o contínuo apoio dos seniores que nunca desistiram de nós; os 2 padres, Bartolomeu e Bernardo, que nos guiaram e, como não poderia deixar de ser, de Jesus, sem Ele não teríamos chegado até aqui!

132

Escrevo em nome do grupo Cristo na Empresa Next 107 e o meu nome é Salvador Mathias, atual coordenador deste grupo.

Na sua origem, o grupo foi criado em Dezembro de 2016 e reforçado no 1º Encontro ACEGE Next, em Março de 2017, no Museu do Oriente, onde partilhámos o entusiasmo inicial de constituir um primeiro grupo de Cristo na Empresa júnior! Nos últimos quase 5 anos, teve várias fases e membros, mantendo-se, no entanto, um núcleo de 4 pessoas e 2 seniores, que sempre acompanharam este caminho. Em Outubro de 2019, o grupo sofreu uma reconstituição e uniu-se com outro grupo já existente, com o objectivo de potenciar a adesão e compromisso.

Como todos os grupos, tivemos momentos melhores e menos bons. Contudo, sempre sentimos (mesmo os que foram saindo), que este era um espaço essencial no nosso caminho profissional e pessoal. Podermos partilhar, vivenciar e discutir visões, situações e experiências com pessoas da nossa geração que, embora em ambientes, empresas, áreas e conjunturas diferentes, partilham dos mesmos valores, preocupações e ambições. Estes 5 anos de caminho só foram possíveis com o contributo de muitos: aqueles que foram saindo; os novos membros que trouxeram “sangue novo”; o contínuo apoio dos seniores que nunca desistiram de nós; os 2 padres, Bartolomeu e Bernardo, que nos guiaram e, como não poderia deixar de ser, de Jesus, sem Ele não teríamos chegado até aqui!

Hoje, queremos partilhar convosco as 2 reuniões que nos marcaram de forma especial (além daquelas em que tivemos um jantar de sushi…):

A 1ª em 2018, foi na KPMG e orientada pelo Padre Bartolomeu. Nesta reunião saímos da estrutura “normal” e optámos por ouvir atentamente uma profunda explicação sobre a origem da Páscoa Cristã e as suas raízes na Páscoa Judaica. Foram duas horas muito bem passadas a aprofundar um dos maiores mistérios da nossa Fé.

O 2º momento mais marcante é recente e ocorreu logo no início da pandemia (Março 2020), já em lockdown. Trouxemos um convidado especial – o Pedro Morais Vaz (amigo e antigo membro) – para nos falar sobre as previsões da posição da Igreja em relação a esta novidade que tinha chegado para abalar o mundo. Relacionou o tema com o seu livro “Doutrina Social da Igreja – O Estado, as Ideologias e a Crise” e relacionou também com o tema que estamos a discutir neste ano com a Economia de Francisco. Foi uma reunião muito marcante, porque nos permitiu partilhar a difícil situação profissional e pessoal que cada uma estava a viver, num momento de clara incerteza e insegurança. Foi essencial e recebemos um novo tónico de esperança para os meses que se avizinhavam.

Não podíamos deixar de agradecer a todos os ex-membros, ao Henrique Duarte e Gonçalo Rebelo da Silva (membros seniores) e aos nossos amigos Padre Bartolomeu Teixeira da Mota e Bernardo Magalhães, que foram todos membros solidificadores deste grupo. Para finalizar, queríamos deixar mais uma palavra de agradecimento à ACEGE, que tornou estes grupos possíveis, que os dinamizou e que todos os meses nos abre portas para sermos melhores profissionais.

Salvador Mathias | Grupo Next 107 – Lisboa