AconteSER

Programa Liderar com futuro

0 559

A ACEGE em parceria com a CIP, IAPMEI e APIFARMA está a desenvolver o programa “Portugal tem futuro – Liderar com responsabilidade”, que quer potenciar a acção dos líderes empresariais, neste momento especial em que vivemos, procurando alterar enraizados padrões de comportamento que põem em causa a competitividade da economia portuguesa e a sustentabilidade das próprias empresas.

Um programa que se impõe na actual situação sócio-económica, na medida em que as empresas se movem em novos paradigmas de mercado, com um enorme grau de imprevisibilidade.

A mudança dos padrões de consumo dos clientes, o acentuar da agressividade do mercado e a incapacidade crescente de gerir a tesouraria, consequência directa da diminuição do volume de negócios, dos sucessivos atrasos nos pagamentos e da dificuldade de acesso ao crédito bancário, “obrigou” muitas empresas a assumirem a “sobrevivência” como objectivo estratégico.
Uma realidade dramática que é preciso inverter, potenciando as pequenas e médias empresa com acções concretas de mudança, envolvendo as lideranças e sinalizando caminhos de solução.

É nas alturas de crise que a acção dos líderes é ainda mais relevante, marcando de forma indelével o desenvolvimento das empresas, dos colaboradores, das famílias e de toda a sociedade onde actuam.

Por isso a importância deste programa que congregando e envolvendo diferentes parceiros, de diferentes áreas de actividade e representando todo o país, permite uma visão alargada que acreditamos possa ser útil e capaz de fazer uma nova atitude no mundo empresarial.

Objectivo:
O programa tem como objectivo combater a falta de competitividade das pequenas e médias empresas, através da livre assumpção, por um conjunto alargado de empresas, de boas-práticas que potenciem os resultados da sua actuação e dessa forma possam criar um ciclo virtuoso para a economia portuguesa.

Acções propostas:

  1. Boas práticas empresariais, sem custos e de fácil implementação numa altura de dificuldades acrescidas, materializadas em torno dos cartões “Fazer AconteSer” e de um site de referência com informação sobre a sua implementação.O conjunto das boas-práticas propostas serão reunidas no kit AconteSer que será disponibilidade publicamente na semana de 24 a 28 de Outubro.
  1. Seminários de acção, sobre questões fundamentais para a realidade quotidiana das pme’s, procurando fomentar a mudanças em cada empresa e na sua competitividade. Os primeiros Seminários propostos são:- Como receber a horas dos meus clientes?
    – Como motivar e desenvolver os colaboradores num momento de crise?
    – Como potenciar a ligação da vida profissional e pessoal.Três temas que afectam profundamente a vida empresarial e que, se trabalhados de forma correcta e complementar podem resultar em ganhos efectivos para os colaboradores, para a empresa e para a sociedade.Os seminários decorrem durante uma manhã e são dirigidos a líderes empresariais de pequenas e médias empresas, de qualquer sector de actividade.
  1. Sessão de encerramento “Liderar com responsabilidade” a realizar em Dezembro, na cidade de Braga com data e programa a definir.
  1. Rede de informação e contacto sobre o programa e as boas-práticas propostas com expressão no site VER – Valores, ética e responsabilidade www.ver.pt