Conferência

“Família e Trabalho. Oposição ou Harmonia?” Apresentação do Livro no Porto e Lisboa

PORTO – 20 DE NOVEMBRO, ÀS 9.30
Harmonização responsável entre família e trabalho,
e defesa dos direitos associados à natalidade e deveres
relativos à paternidade
(em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia do Porto)
Casa da Prelada – Rua dos Castelos, 485

LISBOA – 20 DE NOVEMBRO, ÀS 18.00
Economia, Família e Trabalho
(em colaboração com a AESE Business School)
AESE – Calçada de Palma de Baixo, 12

Sinopse:
O tema central deste ensaio é o da complexa relação entre a vida familiar e a vida laboral.
Segundo os seus autores, as políticas de harmonização entre família e trabalho devem ter em vista, as mais das vezes em contracorrente com o que habitualmente propõem, um duplo m: por um lado, superar a feminização tão divulgada da questão da conciliação em favor de uma abordagem de reciprocidade entre família e trabalho; por outro, fazer repensar de modo radical a maneira como hoje está organizado o trabalho nas empresas.
Defendem por isso que, tendo-se o mundo empresarial aproveitado durante demasiado tempo da fragilidade e da crise da família, aumentando as exigências colocadas a homens e mulheres sem contemplar o fundamental aspeto da sua situação familiar, é chegada a hora de «voltar a pôr as coisas no lugar». O modelo de ordem social que têm em mente preconiza que o mercado volte a ser verdadeiramente civilizado, como foi nos seus alvores, mas segundo modalidades concretas completamente novas, porque nova é também a realidade atual. Isto tendo sempre em conta que, numa economia de mercado civilizada, existe espaço – um espaço a que, para bem de todos, devemos atribuir a maior relevância – para a família.
Sobre aos autores:
Stefano Zamagni é Professor Adjunto de Economia e de Economia Internacional na John Hopkins University, e vice diretor da School of Advance International Studies, da John Hopkins University.

Vera Zamagni é Professora Adjunta de Economia Internacional na School of Advance International Studies, e Professora de História Económica na
Università di Bologna.

COM A PRESENÇA DOS AUTORES

Princípia Editora | Filipa Félix Machado | fmachado@principia.pt | 912 362 790 | 214 678 710