AconteSER

Como receber a horas dos meus clientes?

0 700

Enquadramento
O princípio do recebimento na data acordada parece básico para a vida de qualquer empresa, mas infelizmente, devido à crise mas, principalmente devido a uma cultura de permissividade, não é cumprido por uma grande maioria e, mais grave ainda, é aceite como uma fatalidade pela generalidade do mercado.

Segundo a Comissão europeia, os pagamentos em atraso justificam cerca de 25% das falências verificadas na EU e levou à perda de 450.000 postos de trabalho. Em Portugal a situação é ainda mas grave com 90% das empresas a sofrerem atrasos nos recebimentos, segundo estudo da intrum-justitia, e com um Estado “mau pagador” que não cumpre os seus compromissos.

Trata-se de uma realidade que tem uma enorme influência na vida e no dinamismo da economia e, em particular, no quotidiano das pequenas e médias empresas, que se vêem confrontadas com práticas de concorrência desleal e ameaçadas na sua própria sobrevivência.

Objectivo

  1. Alertar para a gravidade desta questão, que tem consequências muito mais amplas do que a realidade de cada empresa;
  2. Operacionalizar procedimentos concretos, desde o momento inicial da venda, para diminuir os prazos de recebimento e minorar o risco de não recebimento?
  3. Implementar boas-práticas de gestão da tesouraria e propostas para situações de ruptura de tesouraria?
  4. Potenciar a nossa actuação enquanto cliente dos meus fornecedores?

Metodologia
A formação parte da realidade concreta, com exemplos práticos orientados para a implementação e experimentação de cada participante.

O seminário tem a duração de 4 horas, seguido de uma refeição.

Formadores
Sofia Santos – Economista, Professora universitária e coordenadora movimento IVA com recibo
Intrum Justitia – líder na Europa na prestação de serviços de gestão de crédito e cobranças
Em colaboração com Augusto Mateus & Associados – responsável pelo estudo Pagamentos Pontuais da ACEGE

Participantes
No máximo 20 líderes de pmes interessados em aprofundar o tema numa vertente orientada para a implementação de novos procedimentos na sua empresa.

Custos
O Seminário é gratuito, tendo apenas os custos relacionados com a refeição.