Barómetro

Barómetro. Maioria dos empresários reza por um Governo maioritário

0 381

Perto de 84% dos empresários inquiridos no barómetro promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, em parceria com o Observador, TSF e Netsonda, consideram que é decisivo que nas próximas eleições legislativas saia vencedor um governo com maioria absoluta. Apenas 15,3% referem que esta maioria não é decisiva.

grafico06a

 

Pouco mais de metade dos inquiridos (52,5%) revelou que descer a taxa social única para as empresas não é determinante para a competitividade do seu negócio. Mais de 35% considerou determinante.

grafico01a

 

Quando o assunto é uma eventual saída da Grécia da zona euro, as opiniões dos empresários dividem-se. Por um lado, 47,7% considera que caso haja um Grexit, esta não representa uma ameaça para a economia portuguesa, Nas 45,4% têm uma opinião contrária.

grafico02a

No que diz respeito à exportação, apenas 1,6% dos empresários inquiridos admitem que vão exportar menos no próximo ano. A maioria (36,1%) adianta que pretende aumentar as vendas ao exterior e 29,5% admite que ainda não sabe.

grafico03a

Mais de metade (54,1%) dos empresários inquiridos no barómetro disse que sentia maior abertura por parte da banca no acesso ao financiamento, quando 23,5% afirmou que o comportamento dos bancos não se tinha alterado.

grafico04a

Até a final do ano, apenas 4,9% dos empresários admite reduzir pessoal. Perto de 40% diz que vai contratar e 42,1% não tem planos nem para aumentar a sua equipa nem para reduzir.

grafico05a

A maioria dos inquiridos pelo barómetro (62,3%) admitiu sentir-se “moderadamente otimista” em relação ao país, 17,5% não está nem pessimista nem otimista e 14,2% está “moderadamente pessimista”.

 

Ficha Técnica
A recolha de respostas para este Barómetro mensal promovido pela ACEGE em parceria com o Observador, a TSF e a Netsonda decorreu entre as 15h do dia 21 e as 11h do dia 26 de Maio, tendo sido enviados e-mails a 1.174 associados e validadas 183 respostas.