Realizou-se

ACEGE assina protocolo com a Fundação Másfamilia

ACEGE e Fundação Másfamilia
Protocolo de colaboração para desenvolver a Iniciativa efr em Portugal

Lisboa, 7 de abril de 2015.- ACEGE, Associação Cristã de Empresários e Gestores, assinou um Protocolo de Colaboração com a Fundação Másfamilia para desenvolver a Iniciativa efr en Portugal.

Com este Protocolo, a ACEGE e a Fundação Másfamilia trabalharão conjuntamente, nos próximos 4 anos, no desenvolvimento em Portugal da Iniciativa efr e o seu posicionamento estratégico nas empresas portuguesas, comprometidas com o bem estar dos seus colaboradores, com vista a fomentar uma nova cultura de trabalho.

Segundo António Pinto Leite, presidente da ACEGE: “Este protocolo permite à ACEGE apostar num instrumento inovador que melhora a liderança responsável e o sentido humanista para com os colaboradores das empresas. Enquadra-se perfeitamente nos principios que ACEGE defende e promove, em particular, na sua Visão onde se afirma que a ACEGE é uma Comunidade de líderes empresariais cristãos, que procuram pelo seu trabalho a promoção da dignidade de cada pessoa e a construção do Bem Comum.”.

Segundo Antonio Trueba, presidente da Fundación Másfamilia, ‘”Este acordo consolida a estratégia internacional que a Fundación Másfamilia tem vindo a desenvolver desde 2010 para promover a conciliação da vida familiar e profissional nas organizações de todo o mundo, apostando por uma nova cultura de trabalho. Portugal é já um dos países referência em conciliação com 6 empresas efr e continuará a crescer graças ao apoio da ACEGE”

A Fundação Másfamilia nasce em 2003 como una organização privada, independente, sem fins lucrativos e de carácter benéfico, criada e dirigida para trazer soluções inovadoras e altamente profissionais, donde se realça o Certificado efr,  para a proteção e apoio da família e especialmente das que têm dependentes a seu cargo.

Com o certificado efr, a Fundação Másfamilia pretende incentivar as organizações para que se impliquem na criação de uma nova cultura de trabalho, que permita uma eficaz harmonía entre a esfera profissional, pessoal e familiar dos seus colaboradores, baseada na flexibilidade, no respeito e no compromisso mútuos, com o fim de fazer as pessoas mais felizes, as organizações mais competitivas e a sociedade mais justa.

Para abordar esta mudança de cultura no âmbito do trabalho, a Fundação Másfamilia concebeu un modelo de gestão baseado na melhoria continua e ligado a uma certificação de terceira parte para dar crédito e notoriedade às entidades mais comprometidas em matéria de conciliação. Este modelo foi desenvolvido debaixo dos mais exigentes standards de qualidade e rigor, bem como de objetividade e imparcialidade, de acordo com a norma internacional ISO 17021.

A certificação efr está alinhada com as grandes tendências mundiais de gestão e, em particular:

  • Reputação Corporativa y Employer Branding
  • RSE (ISO 26000)
  • Total Rewards ou Compensação Global
  • Engagement ou Reforço do compromisso
  • Diversidade ou igualdade de oportunidades
  • Excelência empresarial (modelos EFQM, Malcolm-Baldridge, etc)

Desde uma perspectiva social, efr encontra-se alinhada com as seguintes tendências:

  • Atenuação do envelhecimento demográfico e fomento da natalidade
  • Parentalidade positiva na atenção e cuidados da infância
  • Igualdade de oportunidades laborais entre mulheres e homens
  • Solidariedade intergeracional e envelhecimento activo
  • Fomento da família como célula básica da sociedade

A comunidade efr está formada na actualidade por mais de 600 organizações, em mais de 20 países que de uma forma ou outra colaboram com a iniciativa e que dão emprego a mais de 250.000 pessoas.

A ACEGE nasce en 1952 como uma organização sem fins lucrativos e como uma comunidade de líderes empresariais cristãos, em busca pelo seu trabalho da promoção da dignidade de cada pessoa e na construção do Bem Comum. É uma Pessoa Colectiva de Utilidade Pública que defende a liderança responsável baseada nos valores do Amor e da Verdade no mundo económico e empresarial. www.acege.pt

Com mais de 1.000 associados e 13 Núcleos regionais, a ACEGE desenvolve a sua actividade em prol de uma cultura de liderança e gestão à luz do amor ao próximo.

A ACEGE apostou na Iniciativa efr e será a principal promotora da mesma em Portugal.